Playa Mansa
Fortim, CE
Ano
2007
Local
Fortim - CE
Tipologia
Desenvolvimento Urbano
Área do Terreno
300ha
Incorporação
Confinde
Construção
Confinde

O Município de Fortim, localizado a 130 km de Fortaleza, é um dos destinos preferidos dos viajantes que percorrem os caminhos da costa leste brasileira. Última praia antes da cidade de Aracati, abre-se à larga visão da barra do rio Jaguaribe, do conjunto sinuoso das dunas e do manguezal. É uma zona praticamente virgem urbanisticamente, que requer firme compromisso ambiental. A configuração do Projeto foi dividida em quatro áreas: a Marina, o Golfe, o Rio e a Praia. Cada área é dotada de personalidade própria e dividirá os serviços entre si. Entorno natural exclusivo, com áreas de praia, rio/mangue, golf, marina, dunas e farol distribuídos em 300 hectares de extensão.

O Playa Mansa traz uma proposta combinada de hotelaria, residências e serviços de lazer.

O projeto conta com serviços de hotelaria internacional e brasileiros, um hotel 5 estrelas com duas charmosas pousadas, condomínio para 1700 casas exclusivas, com três tipos arquitetônicos, diferentes propostas de localização e planta, completa estrutura de lazer com campo de Golf de 18 buracos / par 72, desenhado por Greg Norman e Sergio Garcia, quadras de tênis, futebol, fitness club, spa, restaurantes e beach lounges espraiados por todo o condomínio, marina natural para embarcações com capacidade com 200 amarras, estrutura completa para esportes náuticos ski, jetski, e o mar com o vento especial para a prática do kite e windsurf, além de atividades de pesca em rio com 20 kms navegáveis.
Além da variedade de biomas, o projeto também tem como principal característica a sua versatilidade e opções
Todo o projeto urbanístico promove um ambiente natural, que busca uma convivência harmoniosa entre o desenvolvimento e o meio ambiente, com vistas, sobretudo, à manutenção do patrimônio ambiental e otimização dos benefícios sociais. O estudo para este projeto exigiu não só a análise da estrutura urbana e do processo de expansão, como também um estudo ecológico das compatibilidades dos tipos de ocupação que ocorreram ao longo do tempo. A análise do físico urbano e a análise da capacidade natural do meio ambiente recorreram ao estudo urbanístico das formas atuais e passadas, presentes nos registros bibliográficos, topográficos, cartográficos e fotográficos da região.
A interpretação cronológica das transformações no processo de expansão garantirá a qualidade ambiental do espaço e compatibilidade com o solo.