Casa Brasileira
São Paulo, SP
Ano
2021
Local
Itaim Bibi, São Paulo/SP
Tipologia
Residencial
Área do Terreno
3.900m²
Área Construída
18.000m²
Incorporação
Lucio Engenharia
Construção
Omar Maksoud
Interiores
Jader Almeida e Carlos Rossi
Decoração
Carlos Rossi
Paisagismo
Cenário Arquitetura da Paisagem
Instalações Elétricas
Prolux
Estrutura
CIA da Engenharia

Instalações Hidráulicas

Prolux

Impermeabilização

PROASSP - Assessoria e Projetos
Luminotécnica
Mingrone Iluminação
Desenhado em homenagem aos mestres da arquitetura moderna brasileira, o edifício é uma lâmina de concreto esbelta com mezanino levemente rotacionado. Sustentado por pilares em forma de Y, flutua 19 metros acima do solo. No coração do Itaim Bibi, perto das Av. Brig. Faria Lima e Cidade Jardim, o Casa Brasileira Itaim apresenta dois volumes principais, o edifício e o bloco de lazer e bem-estar, separados por um jardim tropical. A ideia de elevar o 1° andar a 19 metros de altura, o equivalente a 6 andares, teve por objetivo permitir que as áreas sociais dos apartamentos dos andares mais baixos também pudessem desfrutar da vista para o lado da Adolfo Tabacow, o que criou mais um importante diferencial para o empreendimento.
A identidade do projeto começou a surgir ao se pensar a localização do terreno com 70 metros de frente para a rua Adolfo Tabacow, um dos pontos mais valorizados do bairro.
PSA Arquitetura - Casa Brasileira
PSA Arquitetura - Casa Brasileira
Para garantir a segurança da construção relativamente alta e delgada, foram realizados ensaios em túnel de vento, simulação que avalia o desempenho da estrutura em casos de tempestades de vento e possibilita conhecer a resposta dinâmica da edificação e as condições de conforto dos ocupantes. Além disso, o edifício possui sistema de água de reuso e placas solares para aquecimento da piscina e da água utilizada no interior das unidades.
A fachada norte emprega o tijolo escuro, de estilo londrino, que conversa harmoniosamente com outros materiais e possui desempenho termoacústico.
O processo de criação apresentou vários desafios onde o fator comum foi conseguir tornar as adversidades, por meio do cuidado design, em pontos diferenciais do projeto. Assim, por exemplo, restrições legais para determinar a rua de acesso e a falta de espaço para implantar um porte-cochere,nos levaram a criar uma distintiva praça para a chegada de automóveis no nível térreo inferior.
Os diferenciais técnicos são os quatro pilares em Y com 19 metros de altura, o uso de fachada ventilada para melhorar a performance térmica, entre outros.